A dúvida é mais útil que a certeza



Um dos aspectos mais singulares da Corrida de Aventura é o desconforto aparente que ela gera. Quando estamos competindo, especialmente por uma ou mais noites, a sujeira, o suor, a chuva, o frio e o calor nos lembram que estamos num ambiente outdoor. Uma cama de terra, um abrigo de pedras e um cobertor de plástico ou de companheiros de equipe definem as curtas horas de sono a cada noite.

Mas por mais que isso pareça desconfortável, poder dormir quando mais se precisa, esticar o corpo depois de um dia inteiro caminhando e ainda ter companhia para se esquentar traz uma sensação única de tranquilidade. Levantar pode ser muito difícil, mas seus parceiros, determinados a seguir, vão preencher essa lacuna de incerteza e rapidamente todos estarão de volta à ativa.


            Enquanto não deitamos, estamos em constante movimento. Pensamos quando pedalamos, definimos estratégias remando e comemos caminhando. A energia que sai põe a prova a energia que entra. Comer passa a ser somente necessidade e portanto, a refeição mais esperada do dia poderá ser uma lata de atum com biscoito salgado ou um pacote de comida liofilizada fria.

            A cada hora colocamos algo dentro do organismo, carregamos uma super variedade de comidinhas e besteirinhas que engordam e são uma delícia, mas só podemos comer quando estamos competindo. Quer coisa melhor do que não ter que se policiar com o que comer? Pé de moleque, bananinha, jujuba, biscoito doce e salgado, castanhas, azeitonas são algumas das minhas opções e quando canso delas simplesmente troco com meus parceiros ou dividimos algo. Quando estamos lá no meio do nada, pego sem que meus companheiros vejam meu pacote de Pad Thai (macarrão tailandês) liofilizado, coloco a água do saco de hidratação, fecho e alojo próximo ao meu corpo por quase uma hora, tentando aquecê-lo até que a comida amoleça e esteja pronta. Espero o momento ideal... E de repente tiro aquela super refeição para saborear com eles! Todos ficam de barriga cheia e satisfeitos!  

            Quanto desconforto você pode tolerar?

            No dia a dia baseamos nossas escolhas, até mesmo inconscientemente, no que sabemos e no que é seguro para nós. Colocamos barreiras na nossa cabeça e com isso limitamos nossa capacidade. Nos sabotamos colocando o ego a frente de nossa evolução. Mas encarar uma corrida de aventura significa o oposto disso. Um corredor de aventura está acostumado a viver fora da "zona de conforto". Preparar-se para o stress, para o desconforto e para viver o inesperado o fará resolver as piores situações da melhor forma, entender que para todo o problema existe uma solução respeitosa e que irá beneficiar a todos. E o mais importante, o corredor de aventura não tem medo de errar, pois sabe que a sua maior recompensa é o seu aprendizado.

            Ao final de uma competição, voltamos à realidade do dia a dia e após toda essa bagagem adquirida, valorizamos cada movimento trivial, cada refeição, cada sono. Poder ir ao banheiro e tomar um banho quente nos faz admirar e agradecer a grandiosidade da vida. Não almejar grandes bens materiais e nem muito luxo e sim valorizar a simples respiração e as funções vitais do nosso corpo já nos faz pessoas plenas e felizes.






Deixe seu comentário:





+ postagens



Norteando a corrida de aventura
Norteando a corrida de aventura
Considerando os dias de hoje, cheios de conforto e conveniências, mordomias e tecnologia porque temos vontade de nos desafiar?

saiba mais
Um pouco sobre o Multisport
Um pouco sobre o Multisport
O multisport é o melhor treino físico para as corridas de aventura. Apura sua técnica para percorrer terrenos difíceis, deixa seu coração na boca o tempo todo e te ensina a fazer as transições o mais eficiente possível.

saiba mais
Ser um líder
Ser um líder
A boa liderança tem poder! Poder de energizar, envolver, motivar e fazer a equipe atingir a sua meta.

saiba mais
Eu vivo disso e para isso
Eu vivo disso e para isso
Às vezes acho que sou meio louco de largar o conforto da minha casa e ir dormir deitado no chão, com a cabeça apoiada numa pedra. Ou sair na chuva só com a roupa do corpo para passar cinco dias. Esgueirar-me dentro de uma mata tão densa que caus

saiba mais
Relato da Cowboy Tough - etapa do Circuito Mundial de Corrida de Aventura ARWS
Relato da Cowboy Tough - etapa do...
No início do ano, uma vontade intensa de mudar o rumo da minha vida competitiva pairava em minha mente. Estava vendo o quanto poderia ser feliz organizando minhas próprias expedições com o Gui para os lugares que mais gostaríamos de visitar e cu

saiba mais

Palavra do Aluno